segunda-feira, 2 de março de 2015

Oferendas aos orixás e entidades


Exú e Pombagira são entidades protetoras na umbanda
·         Oferendas aos Exús e Pombagiras: não se faz nada sem Exú, é um ditado sabido por todos aqueles que participam na umbanda e  no candomblé. Nestes mensageiros depositamos a nossa fé para que a comunicação das nossas preces seja entendida e aceite  pelos orixás, pois Exú é quem leva  as nossas preces para que os orixás nos concedam as graças que estamos a pedir com aquelas oferendas. Servem champanhe, cachaça, cigarros e charutos, velas, rosas  e flores em geral.
·         Oferendas aos Pretos-Velhos: muitas correntes de umbanda fazem oferendas regulares a Pretos e Pretas-Velhas, especialmente quando os médiuns incorporam este tipo de entidade. Servem fumo de rolo, cachimbos, café, vinho doce, etc.
·         Oferendas aos caboclos:  certas correntes umbandistas também trabalham regularmente com a linha de caboclos falangeiros de Oxóssi, que podem incluir também boiadeiros, índios, marinheiros, etc. Caboclos aceitam as mais diversas oferendas de acordo com a linha trabalhada como: cigarros de palha, vinhos e cachaças com mel ou melaço, ervas específicas relacionadas ao orixá que servem, etc.

·         Oferendas aos orixás: depois de colocadas as devidas oferendas aos Exús e Pombagiras, os orixás são reverenciados. Cada orixá tem seu próprio ritual e é necessário a orientação de um mentor espiritual para realizar o ritual correto para o seu orixá.

# recomendado por Entidade

Sem comentários:

Enviar um comentário